Tempo de ensimesmar…

 

Por definição do senhor Caldas Aulete, encontrada em seu dicionário, estar ensimesmado é estar concentrado em si mesmo.

Só quem nunca ensimesmou é incapaz de compreender o quanto pode ser valiosa a experiência de “absorver-se em si mesmo, sem interesse pelo que  se encontra ao seu redor”, pois só o ato de ensimesmar pode nos mostrar o que de fato nos interessa, o que encerra-se dentro de nós, bem lá no âmago de nossa mais profunda subjetividade.

Ensimesmar difere-se abruptamente de deprimir-se, tornar-se melancolicamente ausente. Tampouco caracteriza-se como uma fuga dos problemas. Ensimesmar é fechar pra balanço, limpar a loja, botar fora o estoque que não presta.

Ë tecer uma peneira que nos permite filtrar sentimentos, objetivos, metas reais. É dar  significado objetivo ao mundo subjetivo. Entender as amarras que nos prendem, nos sufocam e criam obstáculos que nos impedem de seguir na direção daquilo ( e daqueles) que realmente importa(m).

Dentro de mim posso fitar os meus medos, minhas angústias. Conhecer de perto seus hábitos, para seguramente tomar às rédeas da vida e dominá-los, expulsá-los, como quem expulsa os vendilhões do templo. Porque é ensimesmando que entendo que minha alma é meu templo. E é somente nele que posso conhecer e realizar meus amores.

Só, descubro quem quero que siga comigo.

Esta vida moderna, globalizada, que nos enche de possibilidades de vidas virtuais, de proximidades distantes, de babylons e óasis onde vivemos sonhos e criamos mundos perfeitos, parece tentar nos impedir de ensimesmar e perceber que a vida – aquela vida real e de fato – só se contrói de modo offline.

Ensimesmados andamos juntos por caminhos distintos.

Observação pertinente: O Livro do Desassossego  costuma ser boa companhia para os ensimesmados.

Diz Aí:

