Revelando Curitiba

gregório_na_caminhada_curitiba_abril_2009_sarissima

“Durante quatro dias militantes percorrem quase 100km na periferia da cidade

No feriado de Tiradentes (18 a 21 de abril) diversos militantes irão caminhar 94,6km para percorrer a periferia de Curitiba. A “Caminhada Revelando Curitiba” é uma iniciativa do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e deve congregar, além dos representantes do partido, militantes de esquerda ligados a outras organizações e partidos que compreendem Curitiba como uma cidade modelo em exclusão social e acreditam que a outra face da cidade deve ser revelada.

A idéia da caminhada é caminhar cerca de 25km por dia, com pausas para repouso em lugares pré-estabelecidos. Nestes locais ocorrerão debates sobre o modelo de cidade atualmente estabelecido. O início será no sábado às 7h no terminal Santa Cândida, na zona norte. O encerramento será em um bairro de trabalhadores em São José dos Pinhais, zona leste da cidade (clique aqui para ver o mapa com a rota em anexo).”

Esse foi o texto de convite para quem quisesse descobrir essa outra Curitiba, que está fora do modelo de desenvolvimento amplamente divulgado a respeito a nossa ” cidade modelo”. 

Além de conhecer e divulgar os problemas das comunidades que não fazem parte do eixo padrão, a ideia era, além disso, promover uma conexão entre as mesmas, para que possam reivindicar juntas por melhorias. 

Inicialmente, eu pretendia fazer o roteiro completo, mas encontrei algumas pedras que me impediram do mesmo. Acabei fazendo apenas um dia de caminhada, o segundo, indo do Sabará até a Cachimba, que em alguns momentos pareceu que não chegaria nunca.

Não foi nada fácil, mas valeu a pena. Nos deparamos com diversas coisas que pra mim eram completamente desconhecidas, e até mesmo para alguns colegas militantes, mais acostumados a circular pelas comunidades. 

Postarei aqui algumas fotos, minhas, e algumas do fotógrafo João Debs, que acompanhou a galera no primeiro dia, quando passaram pelo eixo estrutural e algumas regiões problemáticas.

Como temos muito material destes dois dias ( só o colega Debs me enviou mais de 80 imagens), e minha vida de universitária/proletária anda turbulenta, peço um pouquinho de paciência aos amigos pois o material vai chegar aqui aos poucos. 

Criei então essa abinha, específica para o material da caminhada. Só clicar aqui para ver.

Anúncios

Um pensamento sobre “Revelando Curitiba

Diz Aí:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s